A Fábrica de Escritores foi uma iniciativa que teve como objetivo minimizar os efeito negativos decorrente da pandemia no que diz respeito à cognição e emocional de adolescentes que fazem parte do projeto. A proposta inicial era de alguma forma avaliar e aplicar uma proposta cognitiva para os participantes e assim começou nossa maratona para cumprir e ir além dos pré-requisitos propostos pensando no melhor dos beneficiários.
Desde a escolha da sala e estruturação da mesma com ar-condicionado, pintura das paredes, compra de mesas e cadeiras, computadores, projetor, cuidamos também de muitos outros detalhes como montar uma biblioteca com livros relevantes e jogos educativos que na intenção de relacionar o “brincar” com o “aprender”. Todos os detalhes foram pensados para que os 80 alunos selecionados tivessem o melhor.
Adolescentes participantes na cerimônia de pré-lançamento do livro
Os adolescentes inscritos no programa foram convidados a participar da avaliação que seria individual com um professor em sala para não gerar exposição nem constrangimento. Avaliamos leitura, escrita e interpretação de texto e assim formou uma bela turma de 80 alunos. Escolhidos separamos as turmas por níveis para que todo se sentisse acolhido e a vontade para aprender respeitando os níveis.
Começamos com uma proposta de trabalhar:
– Palavra Geradora de acordo com o nível de idade; significado dessas palavras no dicionário; Aplicação dessa palavra intencional para o dia a dia.
– Consciência Fonológica; Famílias; silabas; Junção de palavras e frases.
– Devocional em todo encontro (Todos tinham sua bíblia). Realizamos a leitura de Novo Testamento todo.
E mês após mês, cada um deles escreveu, a partir de sua própria ótica pessoal, um pouco de suas história na pandemia. Por fim, nos últimos meses um lindo livro tinha sido escrito com alguns desenhos feitos por eles. Esse era o nosso troféu.
Aluna participante do projeto “Fábrica Escritores”
Meninos que de início não acreditavam em seu próprio potencial de escrita, poderão contribuir para um livro. Um livro que carrega o titulo QUEM VAI OUVIR? Histórias da pandemia na ótica de adolescentes e jovens da comunidade.
A fábrica cumpriu o seu proposito. Houveram desafios, como também conquistas e ainda há mais a ser feito. A jornada é longa, mas a recompensa é maior.